terça-feira, 11 de maio de 2010

Temporada Blumenauense de Teatro convida!


BATIMPAZ” é um espetáculo que apresenta um forte traço lúdico, é dinâmico, põe a prova à sensibilidade do público e faz com que este fique tentado a brincar com os personagens em cena.

A texto Batimpaz de Eneas Lour aborda um assunto bastante polêmico: a guerra e a violência causada por ela. Questionamentos do mundo adulto são colocados de maneira ingênua e modesta. O mundo infantil é aberto a quem estiver disposto a aceitá-lo. Uma grande e séria brincadeira é iniciada no palco e estendida ao público.




Ficha Técnica

Direção – Walkiria Emanuelle Barbaresco
Texto – Enéas Lour
Elenco: Aline Carolina Barth, Elisangela Maria França e Jaqueline da Silva
Sonoplastia e Preparação Vocal: Aline Carolina Barth
Figurino e maquiagem: Grupo Faces do Teatro
Cenário: Desiree Leslie Silveira; Maria Clara Corrêa
Iluminação – Walkiria Emanuelle Barbaresco
Produção – João Victor Corrêa
Duração – 45 minutos
Faixa etária recomendável – Apartir de 4 anos.

Guerra para crianças

ESPETÁCULO INFANTIL BATIMPAZ, ENCENADO DE HOJE A DOMINGO PELO GRUPO FACES DE TEATRO, EXPLICA O DRAMA BÉLICO DE FORMA LÚDICA

Como explicar a uma criança o que ocorreu no 11 de Setembro? Ou na Guerra do Iraque, que vez ou outra é apresentada em imagens fortes, no jornal da noite? Ou ainda, a violência entre os cidadãos do lugar onde você vive? Dilema semelhante inspirou a criação da peça infantil Batimpaz, do dramaturgo paranaense Eneas Lour. Na década de 1980, durante a Guerra das Malvinas, sua filha de quatro anos o questionou: porque as pessoas fazem isso? A dúvida virou espetáculo, adaptado pelo grupo blumenauense Faces de Teatro, com apresentação de hoje a domingo na Fundação Cultural de Blumenau.

Inspiradas pelos comportamentos adultos, duas crianças fantasiam uma guerra no próprio quarto. A brincadeira inclui soldados, coronéis, bombas. Até que, como em um confronto de verdade, a suposta diversão simplesmente sai do controle.

– Pra gente, teatro não é só para se divertir. Tem que mexer com as pessoas, o público precisa se sentir responsável por alguma coisa – explica a diretora Walkiria Emanuelle Barbaresco.

Voltado para crianças de quatro a 10 anos, a peça possui um tema complexo, mas trabalhado de maneira lúdica. Da trilha musical original, duas das cantigas – Batimpaz e Bate em Guerra – remetem diretamente ao nome da peça. Em alguns momentos, o público também perceberá frases adultas na fala das crianças, uma forma de trazer o tema um pouco mais para a compreensão adulta. Por isso, adolescentes e adultos também são convidados para conferir o espetáculo.

O segundo projeto do grupo Faces do Teatro está em ebulição há dois anos. Em 2008, quando parte do grupo se formou no curso de Teatro, da Furb, teve acesso ao texto original do escritor e pôde conversar com parte da sua equipe. Desde então, a produção e os ensaios do trabalho se desenvolveram e ganharam força com a aprovação do projeto no Fundo Municipal de Apoio à Cultura.


foto: WALKIRIA EMANUELLE BARBARESCO
Faces
Formado desde 2006, o grupo com integrantes de Blumenau, Indaial e Brusque estreou no teatro com a peça Profannus, com circulação em 2007 e 2008. Atualmente, tem como integrantes Aline Carolina Barth, Elisangela Maria França, Jaqueline da Silva, Walkiria Emanuelle Barbaresco e João Victor Corrêa.

Com a peça infantil, após a passagem pela Temporada Blumenauense de Teatro, o grupo levará o trabalho para escolas e se apresentará no projeto Circuito Cênico, de Rio do Sul, além de ter a intenção de se inscrever em editais e festivais, como o Fenatib.

wania@santa.com.br
WANIA BITTENCOURT
fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA, CADERNO DO LAZER, 12/05/2010

Um comentário: