Cia Carona de Teatro

Cia Carona de Teatro
Fundada em 23 de agosto de 1995

Sobre a Cia:

Cia Carona é um grupo estável de teatro com sede em Blumenau/SC possuindo atualmente seis atores e diretor. 

Desde sua fundação em 1995, a Cia Carona esforça-se para trabalhar exclusivamente com teatro, dedicando-se à investigação acerca do trabalho do ator. Mesmo com as dificuldades, passadas e presentes, a partir do ano de 2000, opera-se uma mudança qualitativa quanto à imersão dos integrantes na pesquisa teatral que continua até os dias atuais, com um aumento no número de horas de ensaios durante a semana e a articulação de intercâmbios com outros grupos. O resultado desse avanço metodológico foi a sistematização de seu trabalho e a reflexão permanente sobre o fazer teatral contemporâneo.

Esta pesquisa continuada, desenvolvida pela Cia Carona, dá-se através do treinamento cotidiano do ator, um processo que visa ampliar as suas possibilidades técnicas e criativas, quebrando suas resistências psicofísicas e encontrando o sentido em suas ações: “trabalhar sobre si mesmo”, usando termo de Constantin Stanislavski, explorando, simultaneamente, outras vertentes do fazer teatral, como o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade de maneira grupal e colaborativa.
O primeiro resultado cênico da sistematização do seu trabalho (mas não seu primeiro espetáculo) foi o espetáculo “Os Camaradas Médicos”, nascido de um pequeno texto de Giba de Oliveira. Num trabalho coletivo com Alfredo Megña, da Periplo Cia Teatral, de Buenos Aires (Argentina) foi posta em ação uma instigante pesquisa sobre o teatro físico, que resultou num espetáculo ampliado, “Os Camaradas”, dramaturgia de Alfredo Megña e Cia Carona. Este espetáculo teve boa repercussão entre os críticos e os espectadores, levando a Cia Carona a participar de vários Festivais Nacionais e Internacionais, além de projetos de circulação, como o Encena Catarina e o Palco Giratório, ambos do SESC. 
Desde então, outros espetáculos foram gerados, como “A Parte Doente” (2005), “Volúpia” (2008) e “Renato, o menino que era Rato” (2008, voltado ao público infantil). “A Parte Doente” e “Os Camaradas” tiveram seus trabalhos interrompidos, pois dois integrantes da Cia Carona se desligaram do grupo. Em agosto de 2006, a Cia Carona criou o seu Grupo de Pesquisa Cênica, com participação de estudantes do Curso de Artes – Bacharelado em Interpretação Teatral da FURB – Universidade Regional de Blumenau – e de participantes de grupos teatrais da região de Blumenau.
A partir do Grupo de Pesquisa, quatro novos integrantes passaram a fazer parte da Cia Carona, ampliando as possibilidades de trabalho para o grupo, que se dedicou, internamente, entre os anos de 2006 e 2007, ao treinamento dos novos integrantes. Neste ínterim, um novo projeto de pesquisa surge a partir dos corpos desejosos dos atores: “Volúpia”, que teve sua estréia na Mostra Contemporâneo do Festival de Curitiba em 2008.  Ainda em 2008, a Cia Carona apresentou ao seu público mais um novo espetáculo, “Renato, o menino que Era Rato”, voltado ao público infantil.

Integrantes

Repertório


1
2
3
4