GRUPO DETALHE DE TEATRO E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (razão social)
GRUPO DETALHE DE TEATRO (nome popular)
Data de Fundação: Como grupo em 2002 como associação sem fins lucrativos em 2007
CONTATOS
http://detalheteatro.blogspot.com/
Email: grupodetalhe@yahoo.com.br
GRUPO DETALHE DE TEATRO
O grupo formou-se em 2002 com atores das oficinas de teatro oferecidas pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Indaial.
A partir daí, o grupo participou com esquetes e performances teatrais em eventos como aberturas de exposições, lançamentos de livros, espetáculo de dança do programa "Dança nos Bairros".
Desde seu início o grupo desenvolve um processo de preparação dos atores e treinamento corporal visando aprimorar a técnica de representação.
Em 2003 participou da I MOTTAB (Mostra de Trabalhos em Teatro Amador de Blumenau) e da I MIT (Mostra Indaialense de Teatro) com o espetáculo "Desgraças", sendo indicado na MOTTAB para prêmios de melhor cenário, sonoplastia e figurino, recebendo o prêmio de melhor figurino.
Em 2004 seguiu com os trabalhos de treinamento e preparação de atores, iniciando o processo de montagem do espetáculo "Azulejos".
O espetáculo azulejos resulta de trabalhos desenvolvidos pelo grupo, num processo de construção das cenas paralelo à dramaturgia, de forma colaborativa.
Ainda em 2004 participa da II MIT, com fragmentos do espetáculo "Azulejos" e do V IBIATRO (Festival de Teatro de Ibirama), já com o espetáculo "Azulejos" completo.
Em 2005 realiza temporada do espetáculo "Azulejos" em Indaial, participam do projeto "Temporada Blumenauense de Teatro" e da "Mostra Porão", do 19º Festival Universitário de Teatro de Blumenau.
Ainda em 2005 o grupo inicia o processo de montagem do espetáculo "História de Lenços e Ventos".
Em março de 2006 estréia "História de Lenços e Ventos", que percorre escolas de Indaial, Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó, Ibirama e Presidente Getúlio.
Participa do VI IBIATRO (Festival de Teatro de Ibirama) e da "Temporada Blumenauense de Teatro".
Em outubro de 2006 estréia, numa parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Indaial, o espetáculo "Isso não é Brincadeira", que percorreu 20 escolas da rede pública de ensino de Indaial.
No ano de 2007, o Grupo Detalhe de Teatro firma uma parceria com a Prefeitura Municipal de Indaial através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, desenvolvendo esquetes com temas diferenciados falando dos programas oferecidos pela secretaria aos usuários da assistência e comunidade em geral.
Ainda em 2007 o grupo participa do V Mit, apresentando o espetáculo “História de Lenços e Ventos”. Participa também do VII Ibiatro (Festival de Teatro de Ibirama) com o espetáculo “Isso não é Brincadeira”.
Em 2008, o Grupo mantém em temporada o espetáculo “Isso não é Brincadeira” viajando por várias cidades dentre elas: Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Pomerode, Trombudo Central, Laurentino, Witmarsum, Lontras, Gaspar, Blumenau, apresentando em escolas, centros comunitários, associações de moradores, clubes de caça e tiro.
Em 2008, o grupo desenvolve junto com Prefeitura Municipal de Indaial através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, apresentações com temáticas a serem discutidas pelos usuários dos programas da Assistência e comunidade em geral.
Ainda em 2008 amplia seu elenco agregando dois novos atores oriundos dos cursos de Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Música da FURB.
Em fevereiro de 2009, inicia suas pesquisas para a montagem do espetáculo “Amar e mesmo assim querer matá-lo”, do escritor e dramaturgo Gregory Haertel, inspirado no trabalho de treinamento corporal dos atores e atrizes do Grupo.
Atualmente, o Grupo Detalhe continua em circulação por diversas cidades de Santa Catarina com a peça “Isso não é Brincadeira” e ainda em 2010 pretende estrear “Amar (E Mesmo Assim...)” de Gregory Haertel e dar seqüência ao projeto de criação do seu Espaço de Trabalho.
INTEGRANTES
Aline Barth, Elisangela França (Zanza), Jean Massanero, Juvenal da Silva, Leomar Peruzzo, Roberto Morauer.
REPERTÓRIO: ISSO NÃO É BRINCADEIRA
Sinopse:
A peça conta, através de várias cenas, histórias de algumas crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual ou de tentativas. As histórias parecem pouco comuns, mas acontecem todos os dias. A cada novo caso que se apresenta torcemos para que o final seja feliz, mas nem sempre é. Ás vezes os personagens dessas histórias precisam de ajuda para resolverem seus problemas. Quando contam o que está acontecendo é raro mentirem. Porém é difícil falar. Precisamos estar atentos. Precisamos ouvir.
Curriculum da peça:
O grupo Detalhe de Teatro, de Indaial - SC existe desde o ano de 2002 e desde 2005 vem discutindo e desenvolvendo o teatro para crianças e adolescentes na educação.
Em 2006, a partir de uma parceria entre o grupo e o programa SENTINELA, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Indaial, criou-se o espetáculo "ISSO NÃO É BRINCADEIRA", que circulou em 24 escolas da rede municipal e estadual de ensino do município para tratar do tema: Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa tinha com objetivo principal a prevenção e o combate a este tipo de prática através do teatro.
Após a realização do projeto em Indaial, observou-se pelos profissionais dos órgãos competentes, Programa Sentinela e Conselho Tutelar, o aumento significativo no número de denúncias e atendimentos desses casos.
Impulsionados por este resultado o grupo resolveu desenvolver este projeto em outras cidades. Tendo hoje apresentado em mais de trinta cidades, totalizando cerca de 350 apresentações.
O espetáculo busca a conscientização de estudantes de escolas públicas, municipais e estaduais, escolas particulares do ensino fundamental ao ensino médio, educação de jovens e adultos, universitários, profissionais da educação e comunidade em geral sobre a importância de discutir o abuso, a agressão e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a fim de realizar um trabalho de prevenção na prática, buscando sempre qualidade nas linguagens artísticas e estéticas de que se utiliza.
Atualmente o grupo continua aperfeiçoando e circulando com esta montagem que já se mostrou muito eficiente na conquista dos fins a que foi proposto.
Por acreditar no teatro também como um instrumento de conscientização, sensibilização, reflexão e transformação é que montamos e apresentamos a peça: “ISSO NÃO É BRINCADEIRA".
Em 2009 realizou apresentações na Fundação Cultural de Blumenau, dentro da programação da Temporada Blumenauense de Teatro, realizada pela ABLUTEATRO (Associação Blumenauense de Teatro) da qual o grupo também faz parte.
Em 2010 participou com esta peça do 23° Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.
FICHA TÉCNICA
Texto: Roberto Morauer e Jean Massanero
Elenco: Aline Barth
Elisangela França
Jean Massanero
Juvenal da Silva
Direção: Roberto Morauer
Figurinos: Grupo Detalhe
Cenário: Roberto Morauer/ Elisangela França
Sonoplastia: Elisangela França
Juvenal da Silva
Técnica: Leomar Peruzzo
Duração: 40 minutos para cada bloco.
Classificação Livre – Especialmente Recomendado para crianças e adolescentes.
Sinopse: José e Maria formam um casal diferente. Recém casados, ela grávida e ele desempregado, ambos trabalham duro vendendo doces de natal para constituir uma família. Juntos enfrentam as atribulações da vida tendo sempre presente o motivo dessa união: O amor. Na véspera do natal, ao voltarem de mais um dia de trabalho Maria conta a José o sonho que teve na noite passada. O sonho pode parecer uma coincidência com a data. Ou será que não?
FICHA TÉCNICA
Roteiro/Texto: Roberto Morauer
Direção: Roberto Morauer
Atuação: Elisangela França e Jean Massanero
Sonoplastia: O grupo
Figurinos: O grupo
Iluminação: Roberto Morauer
Técnica: Juvenal da Silva / Aline Barth
Tempo de duração: 35 minutos
Espaço necessário para a cena: 6m x 4m
Luz necessária: Geral Branco e Geral Azul
Produção: Grupo Detalhe de Teatro
REPERTÓRIO: TEMÁTICAS
Fotos e Sinopses das sketchs (esquete) com temáticas sociais desenvolvidos pelo Grupo Detalhe de Teatro em parceria com Secretarias de Assistência Social.
BASTA
Sinopse:
Retrata os vários tipos de violência contra a mulher que ainda são muito comuns nos dias de hoje.
Através de um programa de TV (auditório), apresentando o quadro:
“Um dia de Mulher”.
Mostra o dia-a-dia da dona Madalena, desde que acorda até o fim do dia. São escolhidas algumas pessoas da platéia para tentar adivinhar o que acontecerá em cada final de cena.
Esta mulher passa por situações terríveis e ao final consegue dar um...
Situações Retratadas na Peça:
Humilhação no trabalho, e em casa.
Assédio no trabalho, na rua, no médico.
Sobrecarga no trabalho.
Filho igual ao pai.
Violência Doméstica.
Informações Técnicas: Duração do espetáculo: aprox. 50 min.
Espaço Cênico: Apresentações em espaços alternativos, salões, teatros.
Público Alvo: Comunidade em geral, principalmente homens e mulheres.