GRUPO DETALHE DE TEATRO



GRUPO DETALHE DE TEATRO E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (razão social)

GRUPO DETALHE DE TEATRO (nome popular)

Data de Fundação: Como grupo em 2002 como associação sem fins lucrativos em 2007

CONTATOS
http://detalheteatro.blogspot.com/

GRUPO DETALHE DE TEATRO


HISTÓRICO DO GRUPO DETALHE DE TEATRO


                O grupo formou-se em 2002 com atores das oficinas de teatro oferecidas pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Indaial.
A partir daí, o grupo participou com esquetes e performances teatrais em eventos como aberturas de exposições, lançamentos de livros, espetáculo de dança do programa "Dança nos Bairros".
Desde seu início o grupo desenvolve um processo de preparação dos atores e treinamento corporal visando aprimorar a técnica de representação.
            Em 2003 participou da I MOTTAB (Mostra de Trabalhos em Teatro Amador de Blumenau) e da I MIT (Mostra Indaialense de Teatro) com o espetáculo "Desgraças", sendo indicado na MOTTAB para prêmios de melhor cenário, sonoplastia e figurino, recebendo o prêmio de melhor figurino.
Em 2004 seguiu com os trabalhos de treinamento e preparação de atores, iniciando o processo de montagem do espetáculo "Azulejos".
O espetáculo azulejos resulta de trabalhos desenvolvidos pelo grupo, num processo de construção das cenas paralelo à dramaturgia, de forma colaborativa.
Ainda em 2004 participa da II MIT, com fragmentos do espetáculo "Azulejos" e do V IBIATRO (Festival de Teatro de Ibirama), já com o espetáculo "Azulejos" completo.
Em 2005 realiza temporada do espetáculo "Azulejos" em Indaial, participam do projeto "Temporada Blumenauense de Teatro" e da "Mostra Porão", do 19º Festival Universitário de Teatro de Blumenau.
Ainda em 2005 o grupo inicia o processo de montagem do espetáculo "História de Lenços e Ventos".
Em março de 2006 estréia "História de Lenços e Ventos", que percorre escolas de Indaial, Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó, Ibirama e Presidente Getúlio.
Participa do VI IBIATRO (Festival de Teatro de Ibirama) e da "Temporada Blumenauense de Teatro".
Em outubro de 2006 estréia, numa parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Indaial, o espetáculo "Isso não é Brincadeira", que percorreu 20 escolas da rede pública de ensino de Indaial.
            No ano de 2007, o Grupo Detalhe de Teatro firma uma parceria com a Prefeitura Municipal de Indaial através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, desenvolvendo esquetes com temas diferenciados falando dos programas oferecidos pela secretaria aos usuários da assistência e comunidade em geral.
            Ainda em 2007 o grupo participa do V Mit, apresentando o espetáculo “História de Lenços e Ventos”. Participa também do VII Ibiatro (Festival de Teatro de Ibirama) com o espetáculo “Isso não é Brincadeira”.
            Em 2008, o Grupo mantém em temporada o espetáculo “Isso não é Brincadeira” viajando por várias cidades dentre elas: Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Pomerode, Trombudo Central, Laurentino, Witmarsum, Lontras, Gaspar, Blumenau, apresentando em escolas, centros comunitários, associações de moradores, clubes de caça e tiro.
Em 2008, o grupo desenvolve junto com Prefeitura Municipal de Indaial através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, apresentações com temáticas a serem discutidas pelos usuários dos programas da Assistência e comunidade em geral.
          Ainda em 2008 amplia seu elenco agregando dois novos atores oriundos dos cursos de Bacharelado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Música da FURB.
   Em fevereiro de 2009, inicia suas pesquisas para a montagem do espetáculo “Amar e mesmo assim querer matá-lo”, do escritor e dramaturgo Gregory Haertel, inspirado no trabalho de treinamento corporal dos atores e atrizes do Grupo.
 Atualmente, o Grupo Detalhe continua em circulação por diversas cidades de Santa Catarina com a peça “Isso não é Brincadeira” e ainda em 2010 pretende estrear “Amar (E Mesmo Assim...)” de Gregory Haertel e dar seqüência ao projeto de criação do seu Espaço de Trabalho.
 

INTEGRANTES

Aline Barth, Elisangela França (Zanza), Jean Massanero, Juvenal da Silva, Leomar Peruzzo, Roberto Morauer.


REPERTÓRIO: ISSO NÃO É BRINCADEIRA

Sinopse:
A peça conta, através de várias cenas, histórias de algumas crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual ou de tentativas. As histórias parecem pouco comuns, mas acontecem todos os dias. A cada novo caso que se apresenta torcemos para que o final seja feliz, mas nem sempre é. Ás vezes os personagens dessas histórias precisam de ajuda para resolverem seus problemas. Quando contam o que está acontecendo é raro mentirem. Porém é difícil falar. Precisamos estar atentos. Precisamos ouvir.

Curriculum da peça:
O grupo Detalhe de Teatro, de Indaial - SC existe desde o ano de 2002 e desde 2005 vem discutindo e desenvolvendo o teatro para crianças e adolescentes na educação.
Em 2006, a partir de uma parceria entre o grupo e o programa SENTINELA, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Indaial, criou-se o espetáculo "ISSO NÃO É BRINCADEIRA", que circulou em 24 escolas da rede municipal e estadual de ensino do município para tratar do tema: Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa tinha com objetivo principal a prevenção e o combate a este tipo de prática através do teatro.
Após a realização do projeto em Indaial, observou-se pelos profissionais dos órgãos competentes, Programa Sentinela e Conselho Tutelar, o aumento significativo no número de denúncias e atendimentos desses casos.
 Impulsionados por este resultado o grupo resolveu desenvolver este projeto em outras cidades. Tendo hoje apresentado em mais de trinta cidades, totalizando cerca de 350 apresentações.
O espetáculo busca a conscientização de estudantes de escolas públicas, municipais e estaduais, escolas particulares do ensino fundamental ao ensino médio, educação de jovens e adultos, universitários, profissionais da educação e comunidade em geral sobre a importância de discutir o abuso, a agressão e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a fim de realizar um trabalho de prevenção na prática, buscando sempre qualidade nas linguagens artísticas e estéticas de que se utiliza.
Atualmente o grupo continua aperfeiçoando e circulando com esta montagem que já se mostrou muito eficiente na conquista dos fins a que foi proposto.
Por acreditar no teatro também como um instrumento de conscientização, sensibilização, reflexão e transformação é que montamos e apresentamos a peça: ISSO NÃO É BRINCADEIRA".
Em 2009 realizou apresentações na Fundação Cultural de Blumenau, dentro da programação da Temporada Blumenauense de Teatro, realizada pela ABLUTEATRO (Associação Blumenauense de Teatro) da qual o grupo também faz parte.
Em 2010 participou com esta peça do 23° Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.

FICHA TÉCNICA


Texto: Roberto Morauer e Jean Massanero

Elenco: Aline Barth
             Elisangela França
            Jean Massanero
            Juvenal da Silva
             
Direção: Roberto Morauer
Figurinos: Grupo Detalhe
Cenário: Roberto Morauer/ Elisangela França
Sonoplastia:     Elisangela França
                         Juvenal da Silva
Técnica:        Leomar Peruzzo
Duração:      40 minutos para cada bloco.
Classificação Livre – Especialmente Recomendado para crianças e adolescentes.


REPERTÓRIO: A BOA NOVA

Sinopse: José e Maria formam um casal diferente. Recém casados, ela grávida e ele desempregado, ambos trabalham duro vendendo doces de natal para constituir uma família. Juntos enfrentam as atribulações da vida tendo sempre presente o motivo dessa união: O amor. Na véspera do natal, ao voltarem de mais um dia de trabalho Maria conta a José o sonho que teve na noite passada. O sonho pode parecer uma coincidência com a data. Ou será que não?


FICHA TÉCNICA


Roteiro/Texto: Roberto Morauer
Direção: Roberto Morauer
Atuação: Elisangela França e Jean Massanero
Sonoplastia: O grupo
Figurinos: O grupo
Iluminação: Roberto Morauer
Técnica: Juvenal da Silva / Aline Barth
Tempo de duração: 35 minutos
Espaço necessário para a cena: 6m x 4m
Luz necessária: Geral Branco e Geral Azul
Produção: Grupo Detalhe de Teatro



REPERTÓRIO: TEMÁTICAS

Fotos e Sinopses das sketchs (esquete) com temáticas sociais desenvolvidos pelo Grupo Detalhe de Teatro em parceria com Secretarias de Assistência Social.

BASTA

Sinopse:
Retrata os vários tipos de violência contra a mulher que ainda são muito comuns nos dias de hoje.
    Através de um programa de TV (auditório), apresentando o quadro:
                                      “Um dia de Mulher”.
    Mostra o dia-a-dia da dona Madalena, desde que acorda até o fim do dia. São escolhidas algumas pessoas da platéia para tentar adivinhar o que acontecerá em cada final de cena.
    Esta mulher passa por situações terríveis e ao final consegue dar um...

 Situações Retratadas na Peça:
 Humilhação no trabalho, e em casa.
 Assédio no trabalho, na rua, no médico.
 Sobrecarga no trabalho.
 Filho igual ao pai.
 Violência Doméstica.
                                          
Informações Técnicas: Duração do espetáculo: aprox. 50 min.

Espaço Cênico: Apresentações em espaços alternativos, salões, teatros.
           
Público Alvo: Comunidade em geral, principalmente homens e mulheres.