sexta-feira, 7 de maio de 2010

Improvisar é tudo

TEATRO

Improvisar é tudo

COM SHOWS AOS DOMINGOS EM BLUMENAU, GRUPO FÃS E CONVIDADOS REPRESENTAM A ONDA DO HUMOR DE IMPROVISO CONSAGRADA POR GRUPOS NACIONAIS

“Na Lapônia o inhame é mais barato!” Você imagina o que a região do Norte da Escandinávia e o alimento rico em vitamina B podem ter em relação a um espetáculo de humor? A frase inicial foi escrita por um espectador da plateia do Bareco, em Blumenau, no dia 21 de março, e só ele pra explicar o sentido dela. No palco, os atores tiveram que mostrar habilidade para utilizar a frase e ainda arrancar risadas do público.

A mistura da interferência da plateia com a improvisação teatral em busca do humor faz parte dos jogos do espetáculo Fãs de Improviso, que, a partir deste fim de semana, passa a ser apresentado todo domingo no Bareco. As atrizes do grupo Fãs de Teatro, junto com convidados, são comandadas pela diretora Pita Belli. Na estreia, no dia 21 de março, as quatro atrizes do Fãs, com participação de Diego Negherbon e Allan Antonio, além das risadas, souberam que tinham passado pelo desafio ao ouvir as palmas do público.

Cemitério. Motel. Casa da 7. As sugestões de locais do público são absorvidas pelo diálogo dos atores de forma ágil. A cena inédita e bem-humorada era interpretada com expressões fortes no rosto, entonações engraçadas na voz e um discurso que buscava a risada do público. É claro que por ser tudo improvisado, algumas risadas eram mais tímidas que outras. Porém, de forma geral, o sorriso era presença constante no rosto da plateia.

Jogo do ABC

Uma pessoa na plateia sugere um tema ou local e os atores improvisam uma cena. Porém, as frases de cada ator devem começar com a letra correspondente do alfabeto, a partir do A. A primeira frase começa com A, a segunda deve ter uma palavra com B, e assim por diante.

Jogo das Imagens

Dois atores compõem uma pose estática no palco. Um terceiro sobe e inventa uma cena a partir da imagem formada pelos outros dois atores.

Jogo do S

A plateia sugere um tema ou local e dois atores improvisam uma cena, mas eles não podem falar nenhuma palavra que tenha a letra S, seja no início, no meio, ou no fim. Quando um erra, outra dupla entra e continua o jogo.

Jogo das Perguntas

Alguém no público sugere um tema ou um local e os atores só podem conversar entre si através de perguntas. Quem não conseguir, é eliminado e outro ator sobe ao palco para continuar o jogo.

Jogo das Frases

Antes de o espetáculo começar, o público recebe um pedaço de papel para escrever uma frase. Qualquer frase vale, até “Na Lapônia o inhame é mais barato!”. No palco, após a plateia sugerir um tema ou local, os atores improvisam uma cena e incluem a frase no meio da encenação.

Quem improvisa

Tharita Tiago, Aline Appi, Liziane Largura, Natália Curioletti, Renata Rissardi Proencio, Allan Antônio, Kako Waldrich, Diego Negherbon

vinicius.batista@santa.com.br
VINICIUS BATISTA fonte: jornal de santa catarina - caderno do lazer
Serviço
Fãs de Improviso - No Bareco, Rua Joinville, 436, Vila Nova, Blumenau. Espetáculo de humor. Ingressos: R$ 5 até 19h30min e R$ 7 após esse horário. Informações: 3037-4747. Aos domingos, 20h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário