TEMPORADA BLUMENAUENSE DE TEATRO, ANO 5, TRAZ NA EDIÇÃO DE SETEMBRO DE 2010, O GRUPO ELEMENTOS EM CENA, COM DIREÇÃO DE ROBERTO MURPHY. AS APRESENTAÇÕES ACONTECEM NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU, DE QUARTA A DOMINGO, 01 à 05 DE SETEMBRO, SEMPRE AS 20H.
HISTÓRIA NATURAL DE SONHOS é inspirado na obra literária homônima (lançada pela Nauemblu ciência e arte sob a batuta do poeta Dennis Radünz) e que tem como base os poemas que Fritz Muller - naturalista e cientista alemão radicado em Blumenau durante o século XX – escreveu para suas 9 filhas, os quais versam sobre a fauna e a flora de nossa região.
Através de uma linguagem poética, focada no trabalho corporal do ator-manipulador de imagens, o espetáculo quer aliar História e Teatro num momento de prazer estético, onde a figura do ‘Príncipe dos Observadores’ é apresentada sob a sua faceta de artista criador da palavra, encantado pela verdade e a beleza da mata in natura que encontrou aqui quando aqui chegou e viveu.
Sua trajetória desde a Alemanha em meados do século passado, quando partiu em busca de um Vale com um rio de plácida lâmina, até a sua morte, após deixar uma obra fundamental para a Teoria da Evolução das Espécies, criada e difundida por Charles Darwin, mundialmente reconhecido: eis o fio condutor que produz a trama sobre a qual se desenrola uma ação permeada por canções, textos poéticos, efeitos visuais, sugestões simbólicas e algumas soluções criativas.
____ Remontando “História Natural dos Sonhos”
Da primeira montagem apenas fragmentos, tanto dos poemas quanto das imagens originais do livro reproduzidas no palco. Uma referência breve e sutil ao espetáculo de antes.
Segunda fase do Projeto HISTÓRIA NATURAL DE SONHOS – Fritz Muller para a Infância reconstrói o espetáculo original apresentado em 2006 a partir de uma ótica mais contemporânea do teatro. O rococó empregado na primeira montagem, a qual mantinha intenções barrocas em sua estruturação contendo maquinaria e painéis móveis, cede lugar a uma visualidade mais simbólica, mais contida, que alia efeitos especiais do teatro negro a fundamentos do teatro antropológico, onde a verdade humana transcende formalismos.
Atualmente narra-se a história enquanto se propõe uma visualidade interativa e criativa a partir de recursos simples que vão envolvendo o público em atmosferas por onde, supostamente, vagou o personagem central. Atmosferas auditivas e sensoriais também fazem parte do jogo proposto, além de uma objetividade capaz de delinear uma trajetória, uma direção.
Músicas especialmente compostas para o espetáculo incrementam tal narrativa, construindo diálogos melodiosos entre o elenco e a platéia, sempre em busca de uma biografia específica, importantíssima para o resgate da identidade de nossa comunidade.
NA PRÓXIMA TEMPORADA BLUMENAUENSE DE TEATRO em Setembro de 2010, sempre às 20 horas.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção de Roberto Murphy
Nenhum comentário:
Postar um comentário