Ivam Cabral – Teatro e cidadania
Por Blog Acesso
Por onde começa a revitalização de um centro urbano? Seguindo o senso comum, é quase inevitável imaginar que é a Arquitetura a responsável pelo milagre de devolver a vida a um local degradado. No entanto, são diversos os exemplos que mostram que se o local em questão não for apropriado pela população, de nada adianta demolir e reerguer o patrimônio.
O caso da Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, é exemplar nesse sentido, porque o processo de revitalização começou de “dentro para fora”, como obra do amor à arte. Primeiro ocorreu a apropriação e, só depois, a readequação arquitetônica, que deve terminar em setembro de 2012. “A arte permitiu a resignificaçnao do espaço”, explica Ivam Cabral, ator, dramaturgo e diretor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Fundador da Companhia de Teatro Os Satyros, grupo teatral pioneiro na ocupação da Praça Roosevelt, e integrante da organização social de culturaAssociação dos Artistas Amigos da Praça, Cabral conta, em entrevista aoAcesso, que a Praça se tornou um importante pólo teatral em São Paulo, revitalizando, inclusive, o próprio cenário das Artes Cênicas. Entre os frutos do movimento está a SP Escola de Teatro, que tem como meta reorganizar e qualificar o mercado das Artes Cênicas.
Confira a seguir a entrevista na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário