quinta-feira, 31 de março de 2011

nova temporada do espetáculo "Amar (e mesmo assim...)" do grupo Detalhe de Teatro




CONVITE! 

        AMAR (E MESMO ASSIM...) estreou em março de 2011 na Temporada Blumenauense de Teatro. O texto do espetáculo é de Gregory Haertel, encenado pelo Grupo Detalhe de Teatro,  e já foi assistido por um grande número de pessoas na Temporada Blumenauense e volta a ser apresentado nos dias: 4, 5 e 6 de Abril na Fundação Cultural de Blumenau, ENTRADA GRATUITA, sempre às 20h.




Sinopse:

"Carla Edilene quer sentir. Não qualquer sentimento.Carla Edilene quer sentir e xatamente o mesmo que sentiriam as personagens das revistas de fofoca, dos programas de rádio e das novelas a que constantemente vê. Mas ela foi traída. E agora Carla Edilene tem que reagir à traição da forma mais adequada possível, nem que ela tenha que se desdobrar para, dentro de si,encontrar algo que nunca imaginou existir".





LISTA DE FESTIVAIS DE TEATRO

BRASIL

 Apoio logístico para grupos teatrais.


FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANGRA DOS REIS

Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA)
http://www.fitafloripa.com.br

Festival de Teatro Isnard Azevedo (Florianópolis) 
http://www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes/

Festival de Teatro Universitário de Blumenau (SC) 
http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=1212

Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau

Festival de Teatro Porto Alegre em Cena (RS) 
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/poaemcena/

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela (RS) 
http://www.bonecoscanela.com.br

Festival de Teatro de Curitiba (PR) 
http://www.festivaldecuritiba.com.br

Festival Internacional de Teatro de Londrina (PR) 
http://www.filo.art.br

Rio Cena Contemporânea (RJ)
http://www.riocenacontemporanea.com.br

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP) 
http://www.festivalriopreto.com.br

Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (MG) 
http://www.fitbh.com.br/

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia 
http://www.fiacbahia.com.br

Festival Recife de Teatro Nacional
http://www2.uol.com.br/JC/teatro/

I Festival de Esquetes de Niterói 
http://www.culturaniteroi.com.br/festivaldeesquetes


Festival Nacional Ipitanga de Teatro
http://www.fitbahia.com.br

Festival Nordestino de Guaramiranga

Festival de Inverno de Garanhuns

Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo

AS FONTES DESSA INFORMAÇÃO: AQUIAQUI AQUI e mais outras pesquisas avulsas e pessoais. 

segunda-feira, 28 de março de 2011

IV Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais

Está aberto o período para submissão de Resumos para as Sessões de Comunicações Coordenadas da IV Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais a ser realizada na FURB.

 
O Comitê Científico da Jornada selecionará os Resumos, que devem ser submetidos a uma única Sessão de Comunicações Coordenadas ou apresentação de pôsteres. Cada interessado deve submeter somente um único resumo a uma única Sessão de Comunicações Coordenadas. 

Vem ai, circulação A Grande Parada, do VisCera Teatro.


 NOTA RÁPIDA....

Entre os meses de Abril e Maio, o VisCera Teatro estará se apresentando em cinco bairros de Blumenau. O espetáculo que será apresentado é “A Grande Parada”, baseado em texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Bairros: Velha, Garcia, Badenfurt, Fortaleza e Vila Itoupava. Esta circulação tem o apoio do FUNDO MUNICIPAL DE APOIO A CULTURA de Blumenau/2010.

Em breve, mais informações ou http://viscerateatro.wordpress.com/

terça-feira, 22 de março de 2011

CRÍTICAS ESPETÁCULOS BLUMENAUENSES

Olá!


Duas críticas, feitas por Viegas Fernandes da Costa, em seu blog, sobre as duas últimas estréias do Teatro blumenauense, "Estrangeiros" e “Amar (e mesmo assim...)”.

Leia e prestigie o teatro local.
Abraços

SÁBADO, 19 DE MARÇO DE 2011

Carla Edilene precisa ser algo além de nada

Carla Edilene precisa ser algo além de nada

Viegas Fernandes da Costa

Foto: Sabrina Marthendal
 Carla Edilene (Zanza França) ama seu marido (Leomar Peruzzo), ou pelo menos acredita amar. Construiu suas referências de amor lendo romances de banca e acompanhando programas românticos no rádio. Descobre entretanto que foi traída, e a partir de então a imagem da mulher (Aline Barth), com que seu homem se deitou, a acompanha e tortura. Carla Edilene aprendeu em suas leituras baratas e em seus programas de rádio, que há de se sofrer quando se é traída. Que há de se vingar, também. O conflito que se estabelece na personalidade de Carla Edilene a partir de então, diz respeito ao fato de que diante do seu homem arrependido, que lhe pede perdão e promete amor e fidelidade, a personagem não deve ceder ao seu desejo de reconciliação, afinal, não é assim que acontece nas histórias que lê, nos casos que escuta. Não, há um padrão de luto, de revanche, que precisa ser plenamente experimentado, caso contrário, Carla Edilene será nada, incapaz de sentir, incapaz de machucar e ser machucada. Vingar-se do marido que tanto ama é, acima de tudo, afirmar uma existência, ainda que sob padrões estabelecidos pela mídia barata. E talvez esta seja a grande sacada de “Amar (e mesmo assim...)”, peça que inaugurou a Temporada Blumenauense de Teatro de 2011: problematizar os discursos que impõem aos sujeitos padrões de sentimentos entendidos como corretos. Em seu íntimo tudo que desejava Carla Edilene era agarrar seu homem, tomá-lo em seu corpo, mas não podia, não é isso que se espera de uma mulher romântica. Por isso exigia sofrer para sentir-se digna de si, digna da imagem que sempre projetou para sua vida.
CONTINUE LENDO AQUI...
 

QUINTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2011

"Estrangeiros"

“Estrangeiros”
  
Viegas Fernandes da Costa
 
Foto de Sabrina Marthendal

Edelweiss é uma flor, mas também uma canção. Alguém lembrará que edelweiss empresta seu nome há muitas outras coisas, e é verdade. Todas, entretanto, remetem à mesma ideia: a do branco precioso, da pureza. Edelweiss, a flor, nasce nos Alpes, em ambiente inóspito, tem o formato de uma estrela e, apesar de ser extremamente branca, retém em sua penugem a umidade do ambiente, o que lhe dá um tom prateado. Como chegou a estar próxima da extinção, hoje esta flor é tombada como patrimônio natural nos países alpinos. Edelweiss, a canção, foi composta em 1959 por Richard Charles Rodgers e Oscar Hammerstein II para o musical “The sound of music”, que conta a história da família austríaca von Trapp, emigrados para os Estados Unidos em 1938. Os von Trapp fugiam do nazismo que se espalhava pela Europa. A tradução da canção original diz: “Edelweiss/ Toda manhã você me cumprimenta / Pequena e Branca / Clara e Brilhante / Você parece feliz por me encontrar / Floco de neve / Que você possa desabrochar e crescer / Desabrochar e crescer pra sempre / Edelweiss / Edelweiss / Abençoe a minha terra pra sempre.” Não é fácil desabrochar e crescer em ambiente inóspito, mas edelweiss – a flor – desabrocha e cresce, e é disso – mas não apenas disso – que trata a peça “Estrangeiros”, cuja pré-estreia aconteceu no dia 24 de fevereiro, sob a direção de Fábio Hostert, com texto de Gregory Haertel e a atuação de Daidrê Thomas e Enzo Monti.
CONTINUE LENDO AQUI...

quinta-feira, 3 de março de 2011

ESTRÉIA DO ESPETÁCULO DE TEATRO “AMAR (E MESMO ASSIM...)”

A Temporada Blumenauense de Teatro do mês de março conta com a estréia do espetáculo AMAR (E MESMO ASSIM...) de Gregory Haertel, encenada pelo Grupo Detalhe de Teatro.




Sinopse:

"Carla Edilene quer sentir. Não qualquer sentimento.Carla Edilene quer sentir e xatamente o mesmo que sentiriam as personagens das revistas de fofoca, dos programas de rádio e das novelas a que constantemente vê. Mas ela foi traída. E agora Carla Edilene tem que reagir à traição da forma mais adequada possível, nem que ela tenha que se desdobrar para, dentro de si,encontrar algo que nunca imaginou existir".



Sobre a montagem e o espetáculo:

Em “Amar (E Mesmo Assim...)” optou-se pela concepção inicial de um texto simples que contivesse a curva dramática e os conflitos básicos para que, sobre esta base, fosse construída a história. Esse texto inicial surgiu a partir do acompanhamento do dramaturgo ao trabalho de sala desenvolvido pelo grupo. A partir deste texto, diretor e atores criaram novas ações e cenas que podiam ser ou não aproveitadas no resultado final, mas que serviram de estímulo para grande parte da criação. O papel do dramaturgo, além de propor o texto inicial, foi dar coerência e condensar tudo o que fosse acrescentado à história. Acreditamos que esta forma de trabalho seja a mais adequada para alcançarmos os resultados que almejamos, fazendo com que as vontades dos envolvidos sejam igualmente importantes.

Ao nos propormos a trabalhar de modo colaborativo nos propomos também a enfrentar as dificuldades desse processo, dentre as quais podemos destacar o maior tempo necessário para a montagem (este processo teve início em 2009) e a busca do consenso quando há opiniões discordantes (e sempre há). Essas dificuldades nos chegam como oportunidades para o aprofundamento de um processo teatral: construção do texto, atuação, direção e concepção de todos os elementos que constituem o resultado final. Assim, o resultado deste trabalho não será somente a encenação de um texto de um dramaturgo, mas sim a construção coletiva de algo que este grupo deseja falar neste momento da sua história.

Com nuances de melodrama, trazendo para uma situação séria o que ela tem de patético, exagerando reações para melhor compreendê-las, “Amar (E Mesmo Assim...)” procura criar momentos onde o espectador ri do que está vendo, para logo em seguida, identificar-se com o que acabou de rir. Usando de ironia, e tentando ser, antes de tudo, uma boa história, “Amar (E Mesmo Assim...)” quer também possibilitar novas leituras sobre o tema sugerido, saindo do lugar comum com certo tom de comicidade.



Créditos da Foto: Sabrina Marthendal

Sobre o Grupo Detalhe:


O grupo formou-se em 2002 com atores das oficinas de teatro oferecidas pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Indaial, onde suas primeiras apresentações foram esquetes e performances teatrais em eventos culturais do município. Paralelamente, montou seu primeiro espetáculo: “Azulejos”, que realizou temporadas e participou de alguns festivais da região.

Com a montagem do espetáculo “História de Lenços e Ventos” (2005), que circulou por escolas e entidades de várias cidades de Santa Catarina, seus integrantes decidem fazer do teatro sua profissão e seu trabalho diário.

Numa parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Indaial em 2006, desenvolveu várias esquetes teatrais que tinham como objetivos levar às comunidades do município discussões relacionadas com o cotidiano das pessoas.Esta parceria da Secretaria com o Grupo durou 3 anos.

Com o espetáculo “Isso não é Brincadeira” (2006), que aborda a prevenção ao abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes, o grupo cumpre com um de seus objetivos, acessando a arte teatral ao maior número de pessoas, tendo apresentado em mais de 20 cidades de Santa Catarina, estimulando crianças e adolescentes a fazer a denúncia em casos de abuso e exploração sexual.

Desde o início do Grupo, os atores participam de oficinas, cursos, palestras em diversas áreas do teatro e, internamente, desenvolvem um processo de preparação e treinamento corporal, visando aprimorar a técnica de representação. O grupo também preocupa-se em montar espetáculos teatrais que provoquem o espectador para a reflexão sobre si, sobre o mundo em que vive e sua situação neste mundo.



Ficha Técnica:

Direção: Jean Massanero
Assistente de Direção: Roberto Morauer
Texto: Gregory Haertel
Atuação: Aline Barth, Leomar Peruzzo, Roberto Morauer e Zanza França
Preparação de Elenco: Jean Massanero
Preparação Vocal: Aline Barth
Iluminação: Jean Massanero
Sonoplastia: Aline Barth / Jean Massanero
Cenografia: Grupo Detalhe
Figurinos: Grupo Detalhe
Comunicação Visual: Pedro de Camillis
Fotos: Sabrina Marthendal
Musicas de Gregory Haertel e Grupo Detalhe.



Temporada Blumenauense de Teatro (2011)


Amar (e mesmo assim...) de Gregory Haertel - Grupo Detalhe de Teatro


Local: Fundação Cultural de Blumenau (auditório Carlos Jardim)
Rua XV de novembro 161


Datas: 16 a 20 de março
Horário: 20 h
Classificação: 16 anos


Ingressos: R$ 14,00 inteira e R$ 7,00 meia entrada para estudantes, idosos, assinantes do jornal e com filipeta.

Espetáculo Infantil O Rouxinol e o Imperador, do Grupo Fãs

Paralelas, da Sinos Cia de Teatro, em Curitiba, no Fringe

Olá amigos!



A Sinos está divulgando a apresentação do espetáculo "Paralelas" em Curitiba.
Dias 2, 3 e 4 de Abril, na Casa Vermelha, que fica localizada Largo da Ordem.


2 de abril (sabado) 18h
3 de abril (domingo) 21h
4 de abril (segunda) 12h



Prestigiem
Divulguem




Se você deseja assistir, não perca tempo entre no site http://www.festivaldecuritiba.com.br/
e adquira já o seu ingresso, comprando online.

Maiores informações acerca da SinoS, espetáculo "Paralelas" e até mesmo do Fringe em:
www.wix.com/sinosciadeteatro/home
http://www.sinosciadeteatro.blogspot.com/
http://www.festivaldecuritiba.com.br/
sinosciadeteatro@gmail.com


Desde já agradecemos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Curso Carona Escola de Teatro

Curso de Clown - Ospália

Agora em março iniciará o curso de palhaço do Ospália- Coletivo de palhaços em pesquisa, com o apoio da UNIVALI -Universidade do Vale do Itajaí.



Será toda sexta feira das 8h e 30min até as 11h e 30min.

(Com disponibilidade para fechar outros horários caso haja um número minimo de interessados)
Ínicio no dia 18 de março e término no dia 10 de junho.
Totalizando 39horas/aula
O curso é para iniciantes.
A idade minima para fazer o curso é de 16 anos.
Investimento: 50 reais mensais.
Com um limite de 14 vagas

Local: Sala Multiuso 03 - da Biblioteca Central da UNIVALI


Mais informações: www.ospalia.blogspot.com
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail ospalia@gmail.com ou pelo fone 99466070 (Charles)


Grande Abraço
Charles Augusto