quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SESC Palco Giratório

TEATRO

Fábula nordestina

Espetáculo Agreste, da Cia Razões Inversas de São Paulo, é apresentado hoje em Blumenau

JÚLIO CORDEIRO - 16/09/2005

 

Quando estreou, em 2004, o espetáculo Agreste, da Cia Razões Inversas de São Paulo, não tinha nenhum patrocínio. O sucesso da fábula nordestina foi conseguido no boca a boca, o que garantiu a incursão do trabalho pelo Brasil e até mesmo no Exterior. Como reconhecimento pelo feito, o texto do pernambucano Newton Moreno ganhou no mesmo ano o Prêmio Shell e o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Através do Sesc, a apresentação, encenada ontem em Brusque, chega hoje, às 20h, à Fundação Cultural de Blumenau, dentro da programação do Palco Giratório, com entrada franca.

De acordo com a enciclopédia de teatro do Itaú Cultural, a dramaturgia de Moreno “manifesta influências da cultura popular, herança da origem nordestina, e compreende temas de impacto em torno do homoerotismo, tônica atemporal que transita entre o campo e a cidade”. Considerada uma fábula nordestina, Agreste aborda questões como ignorância, preconceito e amor incondicional.

O enredo gira em torno de um casal de lavradores do sertão nordestino que têm que fugir e encontrar outro lugar para viver seu amor. A morte de um deles, tempos depois, traz uma revelação que muda o curso da história. Em um texto que compartilha elementos de obras de João Cabral de Mello Neto e Guimarães Rosa, as surpresas do enredo são reveladas aos poucos – os dois atores, João Carlos Andreazza e Paulo Marcello, se revezam nos papéis de intérpretes e narradores.

Uma das técnicas para a construção da peça foi a busca de inspiração e referências em outros tipos de artes, como as plásticas, o que garantiu o tom poético, apesar de trágico, de algumas cenas.

A produção chegou a ser apresentada no Chile e na Alemanha. Apesar de tratar de uma história regional, representando o povo do Nordeste, foi capaz de atingir questões universais, a ponto de deslumbrar também os estrangeiros.
Serviço
Agreste - No Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau, Rua XV de Novembro, 1181, Centro. Espetáculo da Cia Razões Inversas, de São Paulo, pelo Palco Giratório do Sesc. Entrada gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes no local. Hoje, 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário