segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projeto Nute Para Todos na internet!

Nute Para Todos: Livro in-progress e Biblioteca virtual já estão no ar

O Projeto Nute Para Todos, que está pesquisando a trajetória do NUTE - grupo de teatro e escola, foi peça fundamental na construção do teatro contemporâneo em Blumenau e região - está a mil por hora. A equipe do projeto está lançando a Biblioteca Virtual www.nute.com.br  e diponibilizando os primeiros capítulos do livro sobre o Nute. Os dois materias estão sendo elaborados em processos colaborativos, in-progress, e estão abertos à participação e contribuição.
 
"Convidamos as pessoas que fizeram parte do Nute, que conheceram o grupo, a escola, a contribuir com novos documentos e informações, a nos ajudar a contar esta história", diz Édio Raniere, coordenador do projeto. O livro in-progress já está sendo disponibilizado; o Prólogo e o Primeiro Ensaio podem ser lidos no blog http://nuteparatodos.wordpress.com , e o autor, convida quem quiser contribuir no processo, contando casos interessantes ou sua versão dos fatos, a participar através próprio blog, com comentários, ou por e-mail (nuteparatodos@gmail.com ).
 
Também já está no ar a Biblioteca Virtual do Nute, um acervo digital, com mais de 3.000 documentos, entre fotos, vídeos, recortes de jornal, cartazes, programas, planos de aula e outros documentos. A Biblioteca ainda está sendo alimentada, e quem tiver outros documentos e materiais, ou puder complementar dados de documentos já disponibilizados, pode entrar em contato com a equipe.
 
Tanto o livro, quanto o blog e acervo resgatado, são frutos de uma pesquisa que já dura mais de um ano e de uma série de entrevistas. Todo o andamento do projeto pode ser acompanhado pelo blog http://nuteparatodos.wordpress.com .
 
 
Sobre o Nute
O Núcleo de Teatro Escola – NuTE  ou Núcleo de Teatro Experimental como era chamado pelos vanguardistas, possui uma  história singular entre os grupos teatrais Catarinenses. Uma intensa história teatral, como será apresentado a seguir, nos leva a propor um registro, um diálogo com a arte contemporânea e, por que não, a promoção de um confronto com alguns cenários do teatro comercial.
Em seus 18 anos de atividade, O NuTE produziu dezenas de espetáculos, entre montagens profissionais e de alunos, fundou a primeira escola “livre” de teatro em Santa Catarina. Inspirou a realização do Festival Universitário de Teatro de Blumenau.
+ Produziu por 13 anos consecutivos os JOTE-titac (Jogos de Teatro – Texto, Interpretação e Técnica em Artes Cênicas) fomentando a produção dramatúrgica e o “re-desenvolvimento” cenotécnico local;
 + Criou uma Biblioteca de Teatro com uma “textoteca” (um acervo de textos teatrais) Editando e publicando livros, cadernos e apostilas sobre teatro;
 + Ministrou cursos de Interpretação para Cinema e TV, produzindo vinhetas comerciais e o documentário (encomendado para o aniversário da TV Galega) “O Pioneiro da Imprensa: Hermann Baumgarten”
 + Criou escolas e cursos permanentes de teatro em cidades vizinhas (Pomerode, Indaial, Gaspar… );
 + Criou o mini-auditório “(O) Caso”, transformando um corredor ocioso do Teatro Carlos Gomes em palco/arena multiuso com platéia para cerca de 40 pessoas;
 + Incentivou a criação (apoiando na produção técnico-artística) de mais de 20 Grupos de Teatro;
 + mais de 2 mil alunos;
 + Produziu mais de cinqüenta espetáculos teatrais.

Mais sobre o projeto: www.nuteparatodos.wordpress.com.br

___________________________________________________________________________

LEIA A REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL DE SANTA CATARINA DESTA SEGUNDA-FEIRA:

MEMÓRIA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário